Bem-Viver





Cartilha Cultura do Bem-Viver

Esta cartilha, de Carlos Mesters e Francisco Orofino, tem 7 círculos bíblicos que nos ajudam a refletir sobre o tema do 9° do Encontro Nacional de Fé e Política que será realizado nas dependências da Universidade Católica de Brasília – Taguatinga - Distrito Federal, nos dias 15 a 17 de novembro de 2013.

Tem dois eixos. Um primeiro para aprofundar a relação fé e política, fé e cidadania ou fé e vida, uma relação nem sempre tranqüila nos grupos e igrejas. Um outro eixo é refletir a proposta de uma sociedade do Bem-Viver, no lugar do modelo produtivista-consumista que temos hoje. Os dois eixos andam juntos.

A cartilha tem sete temas, cada uma é uma pergunta.

1.    Política e a esperança de um mundo melhor: O que leva uma pessoa a participar da política?
2.    Sociedade do Bem-Viver: Como resistir à proposta neoliberal do consumismo e do individualismo?
3.    Poder e Serviço: Qual a característica principal de um bom político?
4.    Abuso do Poder: Como se manifesta o abuso do poder político?
5.    Participação da mulher na política: Qual a contribuição das mulheres para se chegar à Sociedade do Bem-Viver?
6.    Política e defesa do meio ambiente: Quais as decisões políticas necessárias para evitar o desastre ecológico
7.    Religião e política: Como abrir os olhos do povo para a manipulação da religião na política.

Este roteiro quer ajudar as Cebs e os grupos pastorais a pensar a transformação da sociedade atual a partir da proposta do Bem-Viver, uma contribuição dos povos indígenas da América Latina para a sociedade sair da crise que vive hoje.

Em oposição à lógica do capitalismo que propõe “viver melhor” com mais consumo que ameaça o equilíbrio ecológico e social, a Bolívia e o Equador acabaram de realizar uma revisão na Constituição e incluíram entre seus fundamentos os conceitos Sumak Kawsay (quéchua), Suma qamaña (aimara), Teko Porã (guarani), traduzidos pela expressão “Bem-Viver”.

Essa expressão fala de uma utopia comum a muitos povos originários que se expressa na busca da “Terra sem Males” e na comunhão ancestral do ser humano com a mãe Terra.

Trata-se de um jeito novo de pensar nossa presença no Planeta. A expressão Bem-Viver significa basicamente 'viver bem entre nós e com o lugar onde vivemos', com sérias implicações sociais, políticas e econômicas. Trata-se de uma convivência comunitária intercultural, sem assimetrias de poder. É um modo de viver sentindo-se parte da comunidade e em harmonia com a natureza.

A comunidade não é formada só pelos seres humanos. Comunidade inclui tudo: animais, plantas, água, minerais. As montanhas e os rios, e todos os lugares onde existe vida e habitam os espíritos. Isso muda muita coisa!

Com esta cartilha esperamos contribuir para a necessária mudança do modelo de desenvolvimento do nosso país, buscando criar novos mecanismos de participação, novos projetos e leis que acolham a sabedoria dos povos ancestrais.

Cultura do Bem-Viver: Partilha e Poder

O Bem Viver é um conjunto de princípios, saberes, propostas e ideias que buscam reforçar os laços entre as pessoas da comunidade e os laços das pessoas com a natureza onde estão imersas.

Este Encontro Estadual quer refletir o tema “Cultura do Bem-Viver: Partilha e Poder”.

Ao buscar respostas para as dificuldades do mundo em que vivemos, podemos descobrir com nossos ancestrais indígenas como criar uma nova cultura que possa superar a proposta da cultura do consumismo, que estimula a competição a qualquer custo e só visa ao lucro.

Um traço comum na cultura desses povos ancestrais é que viver bem não é ter mais, mas ser feliz em comunidade.

Dizia um descendente dos índios lá do Ceará “eu não sou pessoa, a pessoa é a comunidade. É vivendo em comunidade que eu me torno pessoa”.

Vamos reabastecer nossas esperanças e também nos preparar para o 9° Encontro Nacional de Fé e Política que será realizado em Brasília de 15 a 17 de novembro de 2013.

Bem-Viver como novo paradigma
Em oposição à lógica do capitalismo que propõe “viver melhor”, com mais consumo, que ameaça o equilíbrio ecológico e social, a Bolívia e o Equador acabaram de realizar uma revisão na Constituição e incluíram entre seus fundamentos conceitos dos povos originários como Sumak Kawsay (quéchua), Suma qamaña (aimara), Teko Porã (guarani), traduzidos pela expressão “Bem-Viver”.

Esse conceito fala de uma utopia comum a muitos povos originários que se expressa na busca da “Terra sem Males” e na comunhão ancestral do ser humano com a mãe Terra, a Pachamama.

Trata-se de um jeito novo de pensar nossa presença no Planeta.

A expressão Bem-Viver significa basicamente 'viver bem entre nós e com o lugar onde vivemos', com sérias implicações sociais, políticas e econômicas. Questiona profundamente nossas idéias de progresso, desenvolvimento e, sobretudo, crescimento econômico. Trata-se de uma convivência comunitária intercultural, sem assimetrias de poder. É um modo de viver sentindo-se parte da comunidade e em harmonia com a natureza.

Então, a Comunidade não é formada só pelos seres humanos. Comunidade inclui tudo: animais, plantas, água, minerais. As montanhas e os rios, e todos os lugares que fazem parte da nossa história, onde existe vida e habitam os espíritos. Isso muda muita coisa!

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